Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Profética "Fico Assim Sem Você" - Claudinho e Buchecha

Ano de 2000, o compositor Abdullah passeia com a sua esposa e - em um momento de brincadeira - começa a criar declarações para a amada de maneira divertida. Entre elas "Você é a manteiga do meu pão" ou " Eu sem você sou que nem carro sem gasolina". No dia seguinte, inspirado pelo agradável momento romântico, compôs com o amigo Cacá Moraes a música "Fico Assim Sem Você", na qual prestou uma homenagem aos funkeiros Claudinho e Buchecha, qualificando a dupla como tão inseparável quanto "neném sem chupeta", "namoro sem beijinho" ou até mesmo "Romeu sem Julieta".
Ao concluir a divertida composição, Abdullah ligou para o amigo Buchecha para mostrar a novidade, este que por sua vez, obviamente, amou.
Essa novidade foi lançada dois anos depois, no CD "Vamos Dançar", o sexto e último disco da vitoriosa carreira da dupla, e estourou nas paradas de sucesso no mesmo ano em que o profético verso se realizou: "Buchecha sem Claudinho, sou eu assim sem você".
Claudio Rodrigues de Mattos, o Claudinho, faleceu em 13 de julho de 2002, vítima de um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, deixando esposa e filha. A comoção nacional pela perda da carismática figura que participou ativamente da emancipação e emergência do funk tornou a música mais famosa e tocada sem cessar por bastante tempo. Fãs, artistas e jornalistas manifestaram lamento pela perda do rapaz jovem, bem intencionado e talentoso.
Em 2004, Adriana Calcanhotto regravou a música "Fico Assim Sem Você" no CD "Adriana Partimpim", que propunha trazer uma nova cara às músicas escutadas pelas crianças, usou recursos lúdicos e multi-instrumentistas, na linha de "qualquer coisa que se possa fazer barulho" e agradou muitíssimo à crítica e ao público - e não só o mirim. A música reemergiu e se imortalizou para mais uma geração. E, dessa vez, com uma nova voz, arranjo e - para os mais preconceituosos - acompanhado pelo nome de uma cantora de mais alto nível social que a dupla funkeira do Rio de Janeiro.
Há quem se emocione - eu, por exemplo - até hoje com o correr das linhas dos versos da poética, porém descompromissada letra.


Vídeo "Fico Assim Sem Você" - Claudinho e Buchecha
http://www.youtube.com/watch?v=j71hYh4Iw-k

Vídeo "Fico Assim Sem Você" - Adriana Partimpim
http://www.youtube.com/watch?v=7dZUvRwrCCg












Cantor e compositor Abdullah


















Dupla de funkeiros cariocas Claudinho e Buchecha





















Último CD da dupla, "Vamos Dançar"




















Adriana Partimpim



Fico Assim Sem Você

Claudinho e Buchecha

Composição: Abdullah / Caca Moraes

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim, sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem amasso,
Sou eu assim, sem você...

Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...

Você...

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê? (4x)

19 comentários:

  1. Estava com saudades de ler seus textos. Amei como amo você!

    ResponderExcluir
  2. ouvi neste verão uma musica em espanhol no mesmo ritmo em que Adriana Calcanhoto canta "fico assim sem você", desde então venho procurando a musica em espanhol mas não encontro!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Moro na America a alguns , estava assistindo um filme a pouco e essa musica tocou no final. A qto tempo nao escutava !. Foi a 1a vez que escuto a musica Brasileira na tv Americana . Me Lembrei muito da minha vida a alguns anos atras em que eu era Feliz e nao sabia. Gostei e me emocionei tambem. Valeu !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quis dizer : alguns anos. Me desculpem !

    ResponderExcluir
  6. Estou feliz por dar de cara com um blog assim tão bem intencionado sobre um de meus assuntos preferidos, a música, principalmente a nossa MPB. Sem contar que tem me ajudado bastante em minhas pesquisas. Sucesso. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Flash Mob11 de maio de 2012 11:04

    Linda, linda, linda... Letra explêndida, melodia suave... E agora, na voz de crianças, ilustrando e animando o comercial das Casas Bahia... Fantástico Ficou mais perfeito ainda, unindo num mesmo espaço mães, crianças e a canção.
    Parabéns ao autor, Abdullah. Infelizmente pouco citado como compositor.
    Um forte abraço a todos e pela sensibilidade do autor do blog.
    Antonio Elizeu - antonio.oliveira@sga.pucminas.br,antonioelizeu@hotmail.com,aelizeu17@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, sou espanhol e a minha namorada, mostrou-me a canção. Desde então, eu fiquei apaixonado por ela. É nossa canção,porque assim sinto-me eu sem ela. Obrigado, muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente ou diria completamente fascinante...

    Gera Cerilo

    ResponderExcluir
  11. essa é a musica mais linda do mundo

    ResponderExcluir
  12. Tem que sempre dar o devido destaque aos autores de música e letra o que nem sempre acontece nas apresentações do You Tube. Essa música com a letra e realmente encantadora, pela singeleza e conteúdo. Ótima agora para se oferecer no dia dos namorados.

    ResponderExcluir
  13. E o "governo" que é o povo seria uma injustiça para uma indenização para família dele , poder seria totalmente justo a família dele receber uma boa indenização após o acidente.
    E um juiz julgou corretamente a ação, fez com que a concessionaria nova Dutra arcasse com as despesas e multa pelo fato.

    ResponderExcluir
  14. Você quer baixar músicas de graça. Basta visitar o site Mp3tomato.com. Eles permitem que você pesquise e baixe músicas gratuitas no banco de dados de músicas.

    ResponderExcluir