Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A curiosa "Shimbalaiê" - Maria Gadú


Shimbalaiê, da notável cantora paulista Maria Gadú, chegou recentemente ao cenário da música nacional, mas já se consagrou como uma das curiosidades da MPB - e polêmicas também.
Curiosa por ter sido composta pela menina que, na época, não passava de seus dez anos e polêmica por ter conseguido, em menos de um ano de vinculação na mídia, uma "bíblia" de significados atribuídos ao misterioso nome. Alguns fanáticos religiosos a acusam de envolvimento em religiões possivelmente obscuras - o que, na minha opinião, dá um toque de comédia às análises, alguns neologistas - assumidos ou não - colocam em listas seus significados, algumas vezes sábios, proféticos ou baseados em antigos provérbios, enquanto linguistas afirmam não conhecer o termo, nem significado algum que possa defini-lo.

A própria cantora, quando questionada, afirma não conhecer o significado da expressão, e contrapõe docemente: "Criança gosta de inventar palavra mesmo". A canção nasceu em uma viagem à Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e só tinha como função descrever o local em um momento ocioso.
"Gadú" - como é chamada por muitos fãs - foi obrigada a gravá-la pela mãe com treze anos. Ela brinca: "O sonho dourado da minha mãe era que eu gravasse essa música".
Anos depois, na época da produção do seu primeiro disco "Maria Gadú", foi novamente obrigada a gravá-la, desta vez por seu produtor, Rodrigo Vidal.
Atualmente, a prodigiosa música é single da novela do horário nobre da Rede Globo de Televisão, "Viver a Vida", de Manoel Carlos e mais: é single nacional.
Na minha humilde opinião, um transformador da letra que a torna mais especial, quase genial é o seguinte trecho:

"Ser capitã desse mundo/ Poder rodar sem fronteiras/ Viver um ano em segundos/ Não achar sonhos besteira/ Me encantar com um livro/ Que fale sobre vaidade/ Quando mentir for preciso/ Poder falar a verdade"

Palavras que se tornam muito mais doces ao notarmos que foram externadas por uma criança.

Shimbalaiê - www.youtube.com/watch?v=Ph-pLZEVWGs

Myspace Maria Gadú - www.myspace.com/mariagadu


Capa do CD "Maria Gadú"

2 comentários:

  1. Tanta informação boa de saber. Beijos e a amo!

    ResponderExcluir
  2. me parece uma palavra de origem africana, ela pode ter ouvido essa palavra uma vez, (possivelmente quando criança e anos depois pensou ter inventado). Duas possibilidades:

    Shimbalaiê é uma referência a aurora boreal, ao por-do-sol

    Palavra africana onde você recebe dos orixás africanos um conforto de paz e coisas boas de forças positivas, sendo também uma forma de estar de bem com a natureza.
    Fontes:
    http://www.dicionarioinformal.com.br

    ResponderExcluir